João Pedro Lamana Paiva

"Embora existam diversas referências de pesquisa, a Fundação ENORE qualifica-se como uma entidade apta e capaz de atender aos anseios dos Notários e Registradores"

 

QUAL SUA DEFINIÇÃO PARA A RAZÃO DA  EXISTÊNCIA DA FUNDAÇÃO ENORE?
Como se sabe, a Fundação Enore tem origem na Escola Notarial e Registral que foi criada no ano de ...... pelos Colégios Notarial e Registral do Rio Grande do Sul. Sempre os Colégios faziam parcerias com outras instituições de ensino visando a preparação para Concursos Públicos e a realização de outros cursos específicos. Com o tempo, a ideia amadureceu e foi pensada a criação de uma Instituição com personalidade própria. Para isso foi constituída a Fundação ENORE. Com o tempo e com a criação de cursinhos específicos de preparação para Concursos, a Fundação ENORE decidiu mudar o foco e servir como entidade de instrução aos Notários e Registradores de um modo geral, a fim de atender às constantes necessidades de  atualização. Desse modo, vejo como essencial que haja uma entidade voltada a atender este fim, servindo de referência aos Notários, Registradores e seus Prepostos que pretendem ampliar seus conhecimentos ou até mesmo se desenvolverem no campo da docência.

A FUNDAÇÃO ENORE CUMPRE COM SEU OBJETIVO?
Penso que a Fundação ENORE cumpre com seus objetivos. Embora hoje existam diversas referências de pesquisa, a Fundação ENORE qualifica-se como uma entidade apta e capaz de atender aos anseios dos Notários e Registradores. Penso, também, que é possível que a Fundação leve novos cursos ao interior do Estado do Rio Grande do Sul, aproximando-se de todos para que possa a cada vez mais cumprir sua missão, além de se desenvolver mais no que tange ao ensino à distância.

QUAL SUA OPINIÃO PARA A INICIATIVA  DA FUNDAÇÃO ENORE EM OFERECER  CURSOS EM EAD?
É fundamental que a Fundação ENORE preencha as lacunas existentes sobre o ensino notarial e registral à distância. É possível e preciso ofertar novos cursos à distância e que haja uma constância no oferecimento de novos conteúdos.  

QUAL SUA VISÃO DE FUTURO PARA A FUNDAÇÃO ENORE?
A melhor. Para isso será preciso continuar empreendendo esforços nas mais variadas áreas, criando ou fortalecendo parcerias, inovando no que for possível para bem poder servir à classe notarial e registral, assim como a todos os que precisam ter contato com esta área do Direito tão específica (Juízes, Promotores, Defensores, Advogados, Corretores, Concursandos, demais operadores do Direito Registral e Notarial eetc.).

 

João Pedro Lamana Paiva,
Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, Fundador e ex-Presidente da Fundação ENORE, integrante do Conselho Consultivo e Palestrante.