ACESSE SEU CURSO A DISTÂNCIA >>

Notícias

Inicia o curso “Aspectos Atuais e Práticos de Direito Imobiliário”

Inicia o curso “Aspectos Atuais e Práticos de Direito Imobiliário”

Nesta semana, na  terça-feira (16.03), iniciou o curso “Aspectos Atuais e Práticos de Direito Imobiliário”, organizado pela Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação ENORE/RS) e pela Ajuris – Escola Superior da Magistratura, e transmitido  por meio da plataforma Zoom.

 

Na abertura do curso, as boas vindas aos alunos  foram com a participação da presidente da Fundação Enore/RS, registradora Juliana Follmer Bortolin Lisboa, que agradeceu a participação do presidente da ANOREG/RS como coordenador e um dos professores do curso, e ressaltou que a Escola de Notários e Registradores do Rio Grande do Sul completava oito anos  neste dia 16 de março e desde seu início teve a grande participação deste mestre,  “nosso primeiro presidente está aqui, professor Lamana Paiva”, destacou. A presidente da Fundação ENORE aproveitou a ocasião para convidar a comunidade acadêmica para frequentar as lives e os Cursos que estarão em pauta neste ano de 2021, com temas como REURB, Usucapião Extrajudicial, Direito Sucessório e outros de interesse da área notarial/registral.

 

O registrador titular da 1ª Zona de Registro de Imóveis de Porto Alegre, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, foi responsável por ministrar a primeira aula do evento e falou, entre outros assuntos, sobre a desjudicialização de atos dos serviços notariais e registrais do estado, o Código de Processo Civil e suas repercussões, e o usucapião extrajudicial.

 

“As instituições notarial e registral independem das vontades individuais, pois tornaram-se um fenômeno social permanente, ou seja, não vivemos sem ela”, explicou Lamana Paiva. Ainda foram destacadas as razões que levaram à existência do sistema registral, a origem da desjudicialização e os sistemas de publicidade, que estão divididos em específicos e precários/residuais, sendo que os sistemas específicos estão separados em pessoas, negócios e bens.

 

A segurança jurídica, as características das atividades registrais e notariais, a participação dos cartórios extrajudiciais na Agenda 2030 da ONU, e a regularização fundiária também foram assuntos abordados na aula de abertura do curso.

 

O curso “Aspectos Atuais e Práticos de Direito Imobiliário” tem aulas síncronas, na plataforma Moodle, através da ferramenta Zoom, com previsão de término em 20 de abril, carga horaria de 10 encontros, 4 horas aula, no turno da noite, e o acesso as aulas será de até 7 dias após o término do curso.

 

Ainda aceita inscrições de interessados através do link 
http://www.escoladaajuris.org.br/esm/tematicos/product/926-aspectos-atuais-praticos-direito-imobiliario-zoom

 

Notícia derivada da matéria produzida pela Assessoria de Comunicação – ANOREG/RS

 

FALE CONOSCO

Prezado Usuário/Cliente:
Se você deseja comunicar-se conosco, manifestar dúvidas, ou exercer algum dos seus direitos em relação às suas informações pessoais ou se tiver alguma dúvida sobre como usamos essas informações pessoais, nos solicite através do formulário abaixo.
Powered by BreezingForms